O Yoga é um sistema filosófico que promove o completo despertar do Ser Humano, elevando á sua Dimensão Cósmica. Nestes tempos conturbados, de grandes mudanças a todos os níveis (social, económico, falência de modelos de sociedade dados como adquiridos, etc.) o ser humano é obrigado a reflectir de forma mais séria no profundo sentido das coisas, dos acontecimentos, das mudanças, das dificuldades e facilidades de cada situação e aproveitar as aprendizagens proporcionadas cada acontecimento da nossa vida.

Contudo, nem sempre é fácil encontrar um eixo de mudança ou ancoragem da nova situação e do seu significado, porque este é profundamente individual.

A prática de Yoga, embora não possa ser considerada uma panaceia para todas as pessoas e situações, pode eventualmente, se esta for a escolha, proporcionar um desenvolvimento espiritual integrador, ajudando a reinterpretar a vida e assimilar a aprendizagem, reduzindo as situações às suas verdadeiras dimensões e encontrando saídas novas e criativas.

As disciplinas técnicas do Yoga preparam o corpo a mente e as emoções para vivências novas e inovadoras, encarando de forma fácil situações normalmente difíceis, e redimensionando-as ao novo contexto. Aprender a estar feliz, tranquilo e harmonizado em todas as situações é o desafio que todos nós, como seres humanos em construção e reconstrução constante, temos de enfrentar e superar.

Aproveitar a oportunidade de mudança para nos mudarmos a nós próprios de dentro para fora, é certamente um percurso fascinante, que está á nossa disposição. É sempre a velha questão do copo meio cheio ou meio vazio – somos nós que escolhemos. Escolha bem e pratique Yoga.


Josefa Martins
Professora de Yoga, Socióloga e Mestre em Comunicação em Saúde.