MEDITAÇÃO é a unificação de todos os aspectos da consciência que permite penetrar a essência das coisas, unificar-se com o Todo, anulando a dualidade.

A ambição de qualquer praticante de Yoga é chegar á meditação, fim último do Yoga. Contudo, sentar-se e meditar é possível apenas para algumas poucas pessoas, adiantadas na senda do Yoga, que dominaram as técnicas de concentração, dominaram a posição (ásana) mantendo-a por longo tempo sem que haja desconforto ou sequer que o corpo se faça lembrar, que dominaram a respiração (prananyama), sendo capazes de a parar em qualquer fase, além de outras técnicas menos conhecidas. Por isso, a meditação é considerada o corolário do Yoga, acontecendo de forma natural quando o praticante está pronto para tal, normalmente depois de anos de prática das restantes disciplinas técnicas.

Há formas mais rápidas de chegar á essência, á meditação e Samádhi (iluminação), uma das quais é a entrega total a Deus ou Princípio Criador (Ishvára Pranidhana), vendo cada criatura como extensão do Criador e agindo em conformidade. Significa isto passar para o Amor incondicional, a Fraternidade entre os Homens, e criar um novo tipo de consciência de si e dos outros, com a certeza de que somos todos UM e o que é bom para um é bom para todos. Este é um caminho Maior na Evolução da Consciência da Humanidade, a caminho da Consciência Cósmica.

Este tipo de Consciência ancorada no Amor Incondicional (centrada no Anahata Chakra) corresponde à vibração preconizada para uma nova era, mais tolerante, mais feliz, mais iluminada. Este é o verdadeiro contributo do Yoga para um mundo melhor e esse começa sempre por nós.


Josefa Martins
Professora de Yoga, Socióloga e Mestre em Comunicação em Saúde.